Olá companheiros de estrada, neste post vamos falar um pouco deste destino incrível que é a cidade de Ilhabela no litoral norte de São Paulo, onde nos hospedamos no lindo Camping Pedra do Sino, onde estivemos durante o feriado prolongado da Independência do Brasil deste ano.

Resumo

  • Camping Pedra do Sino: onde nos hospedamos
  • Praias: Sino, Jabaquara, Viana, Siriúba, Feiticeira, Curral, Julião, Grande, Engenho D’Água, Pinto, Saco da Capela
  • Restaurantes: Viana, Família Manzoli, Pizzaria Mozzarello, Tangará, Pimenta de Cheiro
  • Centro histórico: Vila de Ilhabela, visita ao museu náutico e à igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Fim, comprinhas na feirinha de artesanato e lojinhas.
  • Acesso à ilha, travessia da balsa.

De trailer (Fredão) em IlhabelaCamping Pedra do Sino

O camping conta com um visual deslumbrante do mar e uma excelente infraestrutura para atender aos campistas que o visitam, seja com barracas, motorhomes ou trailers.

Situada na área norte de Ilhabela, região menos povoada e com natureza mais preservada, a Praia do Sino tem águas calmas e infraestrutura de quiosques e restaurante, um local ideal para famílias e crianças se divertirem e passarem horas agradáveis.

O Camping Pedra do Sino não é pé na areia, porém fica encostadinho na praia, basta atravessar a rua para ter acesso à esta maravilhosa praia. O camping é muito bem conservado, com diversos platôs todos com uma grama super bem cortada e muito bem arborizado, com uma jardinagem muito bem cuidada. O visual é de tirar o fôlego, misturando tons de azul, turquesa e verde, de várias partes do camping é possível avistar o mar de Ilhabela com todo o charme dos veleiros e lanchas que por lá navegam o dia todo.

A área comum do camping conta com ótimas instalações, com banheiros bem limpinhos e cozinha comunitária super bem equipada, além de área de churrasqueira e redes distribuídas por todo o camping para um momento de relaxamento.

Na parte do lazer há um campo de futebol com gramado bem cuidado e uma excelente piscina com uma linda cascata criada sobre uma rocha natural, compondo uma paisagem maravilhosa. Para as pessoas que preferem um quarto o Camping Pedra do Sino conta também com chalés para locação.

Fredão (nosso querido trailer) devidamente acomodado com vista para o mar

Um pouco sobre a bela Ilhabela?

Praia de Castelhanos – Ilhabela

Ilhabela está entre os destinos de São Paulo mais desejados pelos turistas devido às belezas naturais da ilha, tanto em terra, quanto no mar, além de ser a capital brasileira da vela, basta olhar para o mar para ver que os veleiros ajudam a compor a beleza do cenário.

A partir de Caraguatatuba segue-se para São Sebastião, de onde o acesso à ilha é feito através de uma travessia de balsa. A balsa funciona 24h por dia, o período mais tranquilo é entre 22h e 6h, para os demais horários é aconselhável o agendamento prévio, especialmente em finais de semana e feriados, para prevenir filas longas na chegada e na saída de Ilhabela, o serviço de agendamento chama-se Hora Marcada e o agendamento deve ser feito pelo site oficial do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (http://www.dh.sp.gov.br/travessias/travessias-automoveis/sao-sebastiao-ilhabela/).

O que fazer em Ilhabela?

Além, é claro, de lindas praias, Ilhabela possui muitos outros atrativos como passeios de 4×4, cachoeiras, trilhas para se fazer de bike ou a pé, passeios de lanchas e veleiros, aluguel de caiaques e pranchas de stand up, há atrações para todos os gostos e idades.

Centro Histórico

Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Fim

Ilhabela tem um centrinho histórico muito charmoso que reune muitas lojinhas com artesanatos e lembranças da viagem, além de uma quantidade incontável de restaurantes, lanchonetes e bares super legais para curtir com a família. Pode-se visitar a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Fim, que fica no morro do Baepi e foi construída em pedras, conchas e óleo de baleia entre 1867 e 1718.

Ao lado da Igreja encontra-se a antiga cadeia e fórum, hoje abriga um museu náutico onde pode-se ver vários objetos encontrados em naufrágios ao redor da ilha, além de algumas maquetes e curiosidades sobre a navegação na região.

A Vila de Ilhabela, como é conhecido o centro histórico, convida para um passeio de bike pelas ciclovias a beira mar, onde pode-se admirar o canal que separa a ilha do continente, além do pier central.

Praias

Podemos dividir as praias de Ilhabela entre as praias do sul e praias do norte, além das praias que ficam do lado de fora da ilha, acessíveis por trilhas ou barcos apenas.

Praias do Sul

Praia do Curral

Situada a 9km da balsa e 15km da Vila a Praia do Curral é super badalada e destino de muitos turistas, é o local ideal para quem curte uma badalação, a praia está sempre cheia, pois possui uma das melhores infraestruturas de praia (nós particularmente não curtimos muito este tipo de praia). Ao lado da praia do Curral há a praia do Veloso, compensa uma voltinha para conhecer ela também.

Praia da Feiticeira.

Uma das praias mais famosas de Ilhabela, com 250m de extensão e sem infraestrutura a Praia da Feiticeira é mais tranquila (não em feriados) do que a praia do Curral, mas ainda assim bem movimentada pelo acesso tranquilo à ela, que é feito através de uma rua sem saída.

A Praia da Feiticeira tem esse nome porque, segundo a lenda, uma antiga proprietária da fazenda fez fortuna com piratas contrabandistas e com comandantes de navios negreiros que, após 1850, com a proibição do tráfico de escravos africanos, utilizavam a Ilha como ponto preferido de entrada de escravos ilegais no Brasil. Um dia, envelhecida e temendo ser saqueada, ela teria entrado na floresta e enterrado um tesouro com auxílio de seus escravos. Para evitar que revelassem o segredo, teria matado a todos e voltado sozinha da mata. Chamada de feiticeira pelos pescadores locais, teria finalmente enlouquecido e desaparecido, deixando para trás o mistério de seu tesouro enterrado.

Praia do Julião

Também conhecida como Prainha, a praia do Julião é super tranquila e com infraestrutura básica, muito frequentada por famílias, especialmente por suas águas calmas e areias claras, vale ressaltar que o estacionamento na região é precário e em finais de semana e feriado quase impossível parar.

Praia Grande

Como o próprio nome diz, a Praia Grande é uma das maiores praias de Ilhabela. Com uma orla de aproximadamente 600 m de extensão, é também uma das praias com melhor estrutura para os turistas que gostam de conforto e serviço de praia, com direito a banheiros, duchas de água doce e estacionamento público. Possui quiosques e alguns restaurantes que servem almoço à beira mar.

Praias da Vila

Praia do Saco da Capela

A Praia do Saco da Capela é um cartão postal com a cara de Ilhabela. Repleta de veleiros e lanchas, que ficam ancoradas na marina ou em frente aos hotéis próximos à Vila, esta praia pode ser o cenário ideal para uma bela tarde de sol.

Com alguns quiosques ao longo da areia, é possível comer bem, beber um drink ou aquela cervejinha gelada, e tomar uma ducha após o banho de mar. Com mar tranquilo, é excelente para famílias com crianças, que podem curtir à vontade sem se preocupar.

Praia do Engenho D’Água

Localizada na região central de Ilhabela, a Praia do Engenho D’Água proporciona uma bela vista desde a estrada que leva ao Norte da ilha. Uma extensa faixa de areia, cercada pela ciclovia e calçada para pedestres, que leva até um píer, bastante frequentado por pescadores ou garotos locais em busca de um mergulho no mar calmo e transparente. Praia utilizada por amantes dos esportes náuticos à vela, como veleiros, wind surf ou kite surf.

Praias do Norte

Praia do Viana

O que a Praia do Viana tem de pequena, também tem de charmosa! Frequentada por veranistas e turistas que se hospedam ao Norte de Ilhabela, esta praia possui águas claras e transparentes, com várias pedras formando piscinas naturais, sombreadas por coqueiros de sua orla, nesta praia tem um ótimo restaurante pé na areia, oferece serviço à bordo para lanchas que ancoram em frente à praia, com opções de pratos e drinks diversos, porém com preços um pouco salgados.

Praia do Siriúba

A Praia da Siriúba tem fácil acesso pela estrada, porém com poucas vagas para estacionar, dificultando a visita em fins de semana e feriados, separada dela apenas pelos coqueiros que a cercam. Com aproximadamente 550m de extensão, possui uma larga faixa de areia e mar calmo, exceto nos dias de vento forte, quando se torna um dos picos preferidos dos praticantes de kitesurfe.

Praia do Sino – Garapocaia

Com faixa de areia de 400 metros de extensão é cercada por enormes palmeiras e coqueiros. O mar é tranquilo e raso, não é de tombo, o que atrai muitas famílias, pois as crianças podem brincar na beira do mar enquanto os pais observam sentados em uma das mesas dos quiosques instalados na praia. Além as opções pra comer e beber, possui diversas vagas de estacionamento em frente à praia. Em frente à esta praia que fica o Camping Pedra do Sino, onde ficamos instalados.

Praia do Pinto

A Praia do Pinto é uma das mais belas e tranquilas de Ilhabela. Com aproximadamente 400 m de extensão, é sombreada por flamboyants, coqueiros e chapéus-de-sol, ideal para relaxar em sua faixa plana de areia branca e fina e mar calmo e cristalino.

Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara está entre as mais bonitas e paradisíacas de Ilhabela, e também uma das mais preservadas de ilha, situada dentro do Parque Estadual. Com uma larga faixa de areia clara e muitas árvores ao seu redor, é famosa por suas águas transparentes e pela vista do alto. Um “mirante improvisado”, na estrada mesmo antes de chegar até a praia, tem uma bela vista para apreciar e garantir lindas fotos de sua viagem para Ilhabela.

Praias de Fora – Mar Aberto

Praia de Castelhanos

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Castelhanos é um dos principais roteiros turísticos da Ilha e também a favorita da turma off road. Isso porque o acesso principal é por uma estrada de 15km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.

Também é possível chegar de barco, e várias agências de passeios oferecem roteiros de flexboat parando em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

Praia do Bonete

Considerada pelo respeitado jornal britânico “The Guardian” uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, que preserva a riqueza de sua cultura tradicional.

Localizada na face Sul da ilha, de frente para mar aberto, essa praia de areias claras e mar agitado ainda mantém características selvagens que atraem os amantes do ecoturismo, surfe, ou apenas quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos únicos no paraíso.

Sua orla de mais de 600m de extensão é rodeada de árvores Chapéu-de-Sol e, no mar, as ondas de até 3m formadas pelo vento sul fazem a alegria dos surfistas, entre eles Gabriel Medina, natural de Maresias que adora pegar ondas no Bonete. Na praia do Bonete, você poderá conhecer cachoeiras, fazer trilhas, comer um peixinho frito (pescado ali mesmo) na beira da praia ou apenas curtir o final de tarde.

O acesso não é tão fácil, pode ser feito por mar a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios – diversas agências de turismo oferecem roteiros para o local. Mas o jeito preferido dos turistas para chegar ao Bonete é pela trilha de 12km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha, onde termina a estrada de asfalto, e leva os aventureiros por uma caminhada de 3 a 6 horas até a praia. Por se tratar de uma trilha longa, é recomendável o acompanhamento de guias ou monitores ambientais.

Categories:

Comments are closed

Recent Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Archives

Categories